Deputados homenageiam Mendonção em Brasília

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Eis alguns discursos proferidos ao longo da semana passada por deputados durante as sessões plenárias:


O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES NETO (DEM-BA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu gostaria, neste momento, de prestar uma homenagem a um colega nosso que nos deixou no último domingo, e seu passamento enlutou não apenas seus amigos, mas todos os seus correligionários do Democratas e certamente todo o povo pernambucano. Eu refiro-me ao nosso colega ex-Deputado Federal José Mendonça Bezerra, carinhosamente conhecido como Mendonção.

Eu tive a oportunidade, no dia de ontem, acompanhado de outros Parlamentares, não apenas do Democratas, porque lá estavam Parlamentares de diversos partidos, de ir à cidade do Recife para levar o meu abraço à família do nosso querido Mendonção, e para acompanhar os últimos atos de despedida que foram prestados pelo povo pernambucano a esse grande homem público. E ontem uma coisa chamou-me a atenção: o ex-Ministro do Tribunal de Contas da União e grande acadêmico Marcos Vilaça, lendo uma carta escrita pela família, começou as suas palavras demostrando o compromisso de toda a família de Mendonça com a sua história, com o seu legado, mostrando que sobretudo ele fora um homem claro, verdadeiro, um homem de princípios. 

E eu exatamente gostaria de chamar a atenção para essas características que marcaram a vida pública do nosso querido Mendonção. Ele foi um homem claro, um homem verdadeiro, um homem de princípios, um homem muito leal aos seus amigos, muito correto com os seus companheiros, que acima de tudo tinha a capacidade de dizer a verdade, mesmo quando a verdade doía, mesmo quando a verdade contrariava interesses, mesmo quando a verdade não era a palavra mais fácil de ser dita e de ser ouvida pelo interlocutor. 

Mendonção foi um homem muito claro nas suas posições, um homem muito firme, muito coerente com seus princípios. E eu chamo atenção para essas características, Deputado Ronaldo Caiado, que me acompanhou ontem, porque lamentavelmente vemos que hoje essas são características em escassez na política brasileira. Exatamente quando pessoas se movimentam por oportunismo, por conveniência, por comodidade, por facilidade, homens que têm princípios, que têm caráter, que têm firmeza de propósito merecem ser ressaltados, enaltecidos, homenageados e, diria eu, louvados. 

E é por isso que hoje eu ressalto, homenageio e louvo esse grande homem público que foi José Mendonça Bezerra, ele que lutou intransigentemente para defender os interesses do seu querido Estado de Pernambuco, ele que foi um parceiro nosso na luta pelas questões maiores do Nordeste brasileiro, porque era um homem que tinha extrema sensibilidade para as desigualdades regionais do nosso País, e que se posicionava nesta Casa sempre em favor de diminuirmos essas desigualdades regionais, colocando os interesses de Pernambuco em primeiro lugar; ele que nos deixa, mas que foi capaz de semear bons frutos. 

E aqui na nossa Casa nós temos dois colegas que seguem diretamente a escola política de Mendonção, que hoje não estão aqui porque acompanham ainda, enlutados, o sofrimento e a dor da sua família, mas que certamente continuarão, a partir da próxima semana, a brava luta de compromisso com a democracia e com a Oposição no Brasil. Eu refiro-me ao Deputado Mendonça Filho, ex-Governador de Pernambuco e hoje colega nosso, e ao Deputado Augusto Coutinho. 

Mendonça Filho, como o nome já diz, filho de Mendonção, e Augusto Coutinho, genro de Mendonção, ambos são herdeiros desse legado de obras, de realizações e sobretudo de uma luta gloriosa pelo Estado de Pernambuco. Ambos são também herdeiros do mesmo compromisso que tinha Mendonção, e eu tenho certeza de que apesar do sofrimento da sua família, apesar do sofrimento do povo pernambucano, é vista uma luz, uma luz de esperança, com a continuidade do trabalho que esses dois colegas nossos haverão de dar a toda essa história bonita e brilhante que foi iniciada por Mendonção.

Eu encerro aqui deixando o depoimento de amigo, amigo fraterno, que tinha o prazer de almoçar às vezes, às quartas-feiras, aqui na casa de Mendonção na Asa Norte, em Brasília, de dar boas risadas ao lado dele, de desfrutar do seu conhecimento e da sua experiência política. Ele vai fazer-nos muita falta, e a sua presença sempre será lembrada por nós do Democratas, por este Congresso Nacional, especialmente pela Câmara dos Deputados, e por todo o povo de Pernambuco.

Então, deixo aqui uma homenagem eterna e uma palavra de amizade permanente a Mendonção, esse grande amigo que nos deixou.


 

 SR. RONALDO CAIADO (DEM-GO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, recebemos, no último domingo, a notícia do falecimento do Deputado José Mendonça, um colega com quem V.Exa. e muitos de nós tivemos a oportunidade de conviver. 

José Mendonça tinha seu lugar especial no fundo do plenário e ali fazia todas as articulações políticas. Era homem de firmes posições, leal aos amigos, cumpridor de seus compromissos. É o perfil do político que desejamos para o País. 

Esse é o legado que se deseja transmitir a todos os jovens deste País que pretendem ingressar na política: a imagem de José Mendonça Bezerra, do Democratas de Pernambuco. 
Estive ontem na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Toda a sociedade pernambucana esteve presente, houve uma grande mobilização. De lá o corpo seguiu para Belo Jardim, sua terra natal, onde foi sepultado hoje. 

Estendo os nossos sentimentos a todos os familiares, aos seus filhos, às suas filhas, aos seus colegas e aos nossos colegas, Deputados Augusto Coutinho e Mendonça Filho, que irão sucedê-lo em sua maravilhosa trajetória de oito mandatos. 

O Deputado Inocêncio Oliveira conheceu-o e foi seu colega durante vários anos na política de Pernambuco. 

Muito obrigado a V.Exa., Sra. Presidente.

A SRA. PRESIDENTA (Rose de Freitas) - Esta Mesa reitera as palavras de V.Exa., Deputado Ronaldo Caiado, por ter conhecido também o Deputado José Mendonça e lamenta profundamente essa perda para a política, para a família e para toda a sociedade pernambucana



O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Queria, de público, externar ao meu particular amigo Luciano Castro, a sua irmã, Dona Lurdes Castro, Secretária do nosso partido, o PR, em Pernambuco, e demais familiares, as mais sentidas condolências pelo falecimento de sua genitora nesta data na cidade do Recife. À família enlutada, os nossos pêsames, e que Deus Todo-Poderoso possa lhe dar o conforto necessário para suportar tamanha dor.

Meus pêsames também à família do Deputado José Mendonça Bezerra. Seu enterro realizou-se hoje na cidade de Belo Jardim, sua terra natal. Externo à família, à Dona Fana, ao seu filho e genro, Deputados aqui presentes, Mendonça Filho e Augusto Coutinho, bem como ao Pedro, à Isabela e aos outros filhos, as mais sentidas condolências pelo falecimento daquele homem público que marcou a vida de Pernambuco. Nossas sinceras homenagens póstumas




O SR. HUGO NAPOLEÃO (DEM-PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero apenas comunicar que, assim que cheguei a Brasília, tive notícia do infausto acontecimento que foi o falecimento do ex-Deputado Federal José Mendonça Bezerra, do Estado de V.Exa., Pernambuco.

José Mendonça Bezerra muito trabalhou por Pernambuco e pelo Brasil. Vale dizer que era um homem alegre e positivo, que deixou gravadas em todos nós a amabilidade, a afabilidade, a permanente atenção para com os colegas, nesta Casa e no Senado Federal. É realmente de se lamentar o infausto passamento.

Tendo sido Deputado Federal por oito legislaturas, é hoje seu filho, Deputado Mendonça Filho, nosso colega nesta Casa.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente

2 comentários:

Anônimo disse...

colocaram uma coca choca em Belo Jardim!!!!!!!!!!!

ela começou arrotar

prejudicando os alunos

Anônimo disse...

E você acha que colocando uma MISS no cargo vai resolver é? Pfu!!!